Branqueamento e Estética Dentária

A Reabilitação Estética é uma área da medicina dentária que visa melhorar a aparência e a função dos dentes. Abrange várias técnicas para transformar sorrisos, corrigir imperfeições e proporcionar resultados estéticos e funcionais. Destacando duas das principais formas de reabilitação estética, temos:

Branqueamento Dentário

O branqueamento dentário tem como propósito tornar os dentes mais brancos, podendo ser realizado de duas formas:
(1) No consultório, com aplicação de um agente branqueador que será ativado com um aparelho de luz.
(2) Em casa. O paciente utiliza um kit de branqueamento dentário profissional fornecido pelo medico dentista. O branqueamento dentário é feito através da aplicação de um gel à base de peróxido de hidrogénio ou peróxido de carbamida (que se decompõe em peróxido de hidrogénio) nas goteiras, que são usadas durante um determinado tempo definido previamente defenido.

É importante lembrar que o branqueamento só pode ser aplicado em dentes vitais que não sofreram traumas ou desvitalizações e que nem todas as pessoas podem fazer branqueamento dentário, incluindo mulheres grávidas, menores de 18 anos e pessoas com sensibilidade dentária ou cáries.

A durabilidade varia de pessoa para pessoa, mas manter bons hábitos alimentares e de higiene oral ajuda a prolongar os resultados.

Facetas Dentárias

As facetas dentárias são laminados finos de porcelana ou resina composta que são colados na superfície frontal do dente.
Com menos de um milímetro de espessura, corrigem pequenas imperfeições na forma, tamanho, volúme e côr dos dentes.

A colocação das facetas geralmente requer pelo menos duas consultas. A de moldes de diagnóstico e, posteriormente, a de colocação definitiva das respetivas facetas.

Com bons hábitos de higiene oral e consultas regulares, as facetas podem durar indefinidamente.